-
Arquitetos: BC architects; BC architects
- Área: 350 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Cortesia de Thomas Noceto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é inserido no plano diretor do Forte V, com o objetivo de fortalecer a função atual do parque público. Foi concebido como um novo centro de acolhimento para a educação sobre natureza e ecologia na região.
O desenho interpreta o armazém existente como um Hortus Conclusus, no qual as paredes existentes são consideradas como muros de jardim. O armazém será aberto em determinadas áreas para permitir que a vegetação cresça de maneira controlada. Serão instaladas zonas que abrigam espécies de plantas raras, um pântano ou uma área de recepção no verão. O salão é o primeiro lugar para iniciar excursões pela fauna e flora, que podem se estender até o parque do Forte V.
A própria Casa Regional reflete essa abordagem educativa e ecológica por meio de uma arquitetura radicalmente sustentável e participativa. Paredes estruturalmente arqueadas, inspiradas no arco de alvenaria do forte, são feitas de blocos de terra comprimida de argilas locais. Uma fachada de isolamento e telhado de hempcrete são deixados aparentes como acabamento e tornam este edifício carbono-negativo.
19000 blocos foram produzidos em um workshop de três semanas e 312 m² de hempcrete (um material bio-compósito) foram instalados em um workshop de duas semanas. Juntos, mais de 150 voluntários trabalharam e aprenderam com este projeto.